A tapioca com creatina ganhou popularidade entre praticantes de atividades físicas por ser uma forma simples de incluir o suplemento na alimentação, mas a mistura foi proibida pela Anvisa, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária.
Segundo decisão publicada no Diário Oficial da União (DOU) desta última segunda-feira (6), a Anvisa suspendeu a fabricação e comercialização da goma de tapioca pronta com creatina publicada pela empresa Rocha & Filhos LTDA. Outra marca de tapioca que tinha sido proibida por contar com creatina na composição foi a Pernambuquinha.
As proibições aconteceram porque não existem parâmetros de segurança para a inclusão da creatina em alimentos convencionais. O documento da decisão ainda detalha que a substância só pode ser usada em suplementos alimentares, além de ser restrita para adultos de 19 anos ou mais.
O que é creatina e qual a sua utilidade?
A creatina é uma substância produzida pelo próprio corpo, formada por três aminoácidos (glicina, metionina e arginina). Essa substância está presente em alimentos como peixes e carnes, mas também existe como um suplemento, de forma concentrada.
Ela funciona como uma fonte de produção de energia para as células musculares, melhorando a força e o tônus muscular. Muitas pessoas que praticam atividades físicas com frequência usam o suplemento como forma de melhorar o ganho de massa muscular. Para pessoas idosas, o uso da creatina também pode ajudar a trazer uma melhor qualidade de vida, já que também melhora a densidade óssea, explica o Vida Saudável, blog do Hospital Albert Einstein.
Em conjunto com uma alimentação equilibrada e uma boa rotina de exercícios físicos, a suplementação de creatina ainda pode te ajudar a prevenir doenças crônicas e cardíacas.
Mas nada de decidir tomar creatina por conta própria! A recomendação é fazer uma avaliação médica para descobrir qual a dose adequada do suplemento para você. Em excesso, a substância traz um risco de sobrecarga nos rins.