Antes de tudo, é claro que “infalível” e “piscar de olhos” são exageros. Ninguém aprende, de verdade, um idioma do dia para a noite. Mas existem, sim, muitas técnicas para facilitar esse aprendizado. Na hora de aprender um novo idioma, seja inglês, espanhol ou qualquer outro, o ideal é já começar esse aprendizado desde criança. No geral, crianças têm mais facilidade de aprender uma segunda língua do que adultos e existem várias formas de inserir um outro idioma logo nos primeiros anos de vida.
Uma matéria da CNN Brasil aponta algumas técnicas simples para ajudar crianças a aprender inglês ou qualquer outra segunda língua.
Técnicas para ajudar crianças a apresentar inglês (ou qualquer outro idioma)
A primeira técnica é expor a criança a músicas e vídeos em outros idiomas. Como a matéria explica, a música atinge os centros emocionais e de memória, ajudando a criança a adquirir vocabulário e estruturas gramaticais de outros idiomas.
Um ponto em comum entre as técnicas mencionadas pela CNN é lembrar de apresentar o outro idioma de forma lúdica, despertando a imaginação e o interesse da criança. Dessa forma, aprender outro idioma não é visto como um “estudo” (o que já desanima qualquer um), e sim como uma diversão. Histórias, livros ilustrados, jogos, brincadeiras, filmes e séries são opções para colocar um segundo idioma na vida da criança de forma divertida.
Outra técnica interessante apontada pela CNN Brasil é inserir um segundo idioma na rotina da criança, repetindo frases e expressões para estimular a escuta ativa e a memória. Por exemplo, ao invés de dizer “Vamos escovar os dentes?”, você pode dizer “Let’s brush your teeth”.




