Mix Conteúdos Digitais
  • Início
  • Últimas Notícias
  • Contato
  • PUBLICIDADE LEGAL
Mix Conteúdos Digitais
Sem resultados
Ver todos os resultados
Mix Conteúdos Digitais
Sem resultados
Ver todos os resultados

Tempero que pode ser utilizado em todo tipo de comida, reduz inflamações e ajuda a “limpar” o fígado

Por Pedro Silvini
15/11/2025
Em Geral
0
Variety of spices and herbs on kitchen table.

Variety of spices and herbs on kitchen table.

Presente em praticamente todas as cozinhas do mundo, a cebola (Allium cepa) é muito mais do que um simples tempero que realça o sabor dos alimentos. Segundo especialistas, ela também é uma poderosa aliada da saúde, especialmente por seu papel na redução de inflamações e na proteção do fígado, órgão fundamental para a desintoxicação do corpo.

Rica em compostos sulfurados, flavonoides e quercetina, a cebola possui propriedades antioxidantes, anti-inflamatórias e antimicrobianas.

Os compostos bioativos da cebola ajudam a neutralizar radicais livres e a modular os processos inflamatórios do organismo. Esse efeito contribui para o bom funcionamento do fígado, que é responsável por filtrar o sangue, produzir bile e metabolizar toxinas.

Além disso, a cebola — assim como o alho — contém substâncias que ativam enzimas responsáveis pela eliminação de resíduos do fígado, ajudando na limpeza natural do órgão.

Isso acontece porque os compostos organossulfurados presentes na cebola inibem a agregação plaquetária, contribuindo para uma circulação sanguínea mais eficiente e para a prevenção da aterosclerose e da trombose.

Já o efeito imunomodulador é resultado da presença de compostos que estimulam células de defesa, como macrófagos e linfócitos, tornando o organismo mais resistente a infecções.

Um tempero versátil e funcional

Vida Ativa

Saúde na Sofá 🛋️

Atividade simples em casa aumenta longevidade dos idosos
Descubra Já
X

Saúde na Sofá 🛋️

Descubra Já

A cebola pode ser consumida crua, refogada, assada ou em forma de suco verde, e combina com praticamente todos os tipos de pratos — carnes, legumes, sopas, saladas e até molhos.

Para aproveitar ao máximo seus benefícios, especialistas recomendam incluir a hortaliça diariamente na alimentação, preferindo versões menos processadas e sem adição de molhos prontos ou frituras excessivas.

Hábitos que complementam o cuidado com o fígado

Além da cebola, outros alimentos ajudam a proteger e “limpar” o fígado, como brócolis, couve, espinafre, abacate, frutas cítricas e chá verde. O uso moderado de azeite de oliva e cúrcuma também potencializa a ação antioxidante e anti-inflamatória.

Manter uma rotina de exercícios físicos, evitar o consumo excessivo de álcool e controlar o uso de medicamentos são atitudes essenciais para garantir o bom funcionamento do fígado e de todo o metabolismo.

Pedro Silvini

Pedro Silvini

Jornalista em formação pela Universidade de Taubaté (UNITAU), colunista de conteúdo social e opinativo. Apaixonado por cinema, música, literatura e cultura regional.

Próximo post
Trilha Amazônica Atlântica

Animal assustador com chifres foi encontrado vivendo na Austrália e ficou conhecido como "Lúcifer" na Terra

Confira!

Foto de Anna Shvets/Pexels

O que significa compartilhar tudo no Instagram, segundo a ciência moderna

01/01/2026
albert einstein

Albert Einstein criou a “fórmula da felicidade” e poucos conhecem essa teoria

01/01/2026
Foto: Roberta Aline/ MDS

Bolsa Família com risco de corte: benefício pode ficar em apenas R$ 300,00

01/01/2026
  • Contato

Diário do Comércio | Mix

Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Contato

Diário do Comércio | Mix