O tempo volta a ficar instável no Sul do Brasil nesta semana. O aprofundamento de um sistema de baixa pressão deve provocar chuva intensa, ventania e até tempestades de granizo em diversas áreas, especialmente no Rio Grande do Sul. A Defesa Civil já emitiu alertas para a população, com destaque para os riscos no litoral gaúcho, onde as rajadas de vento podem alcançar 100 km/h.
A instabilidade começa a se intensificar a partir desta segunda-feira (18), com previsão de chuvas que variam de 5 a 30 milímetros em regiões como Oeste, Campanha, Missões e Centro gaúcho. Em pontos isolados do Oeste, o volume pode atingir 40 mm.
Na terça-feira (19), os riscos aumentam: estão previstos temporais isolados com queda de granizo, chuva intensa em curto período, descargas elétricas e ventos fortes em praticamente todo o estado. O acumulado entre segunda e terça pode chegar a 150 mm, aumentando a probabilidade de alagamentos.
Na quarta-feira (20), a ventania se intensifica, com rajadas entre 45 e 80 km/h no território gaúcho, e até 100 km/h no litoral, onde há risco de tempestade de raios. O Inmet emitiu alerta laranja para ventos costeiros, que podem inclusive avançar dunas sobre construções na faixa litorânea do Rio Grande do Sul e no sul de Santa Catarina.
Impactos e histórico recente
No fim de julho, um ciclone extratropical já havia provocado estragos no estado, com ventos de 105 km/h em Porto Alegre, resultando em destelhamentos, colapso de estruturas e mais de 400 mil clientes sem energia elétrica. O novo episódio acende o alerta para que a população redobre os cuidados.
Outras regiões do Brasil
Além do Rio Grande do Sul, há previsão de ventos fortes também no Paraná, Santa Catarina e Mato Grosso do Sul. No restante do Centro-Oeste e Sudeste, o tempo segue firme, com temperaturas elevadas, que podem chegar a 38 ºC em Cuiabá.
Já no Norte, a combinação de calor e alta umidade mantém as chuvas diárias. No estado de São Paulo, predomina o tempo seco, com baixos índices de umidade, aumentando o risco de queimadas e doenças respiratórias.




