Existem algumas maneiras para se aposentar e uma delas é através da aposentadoria especial, um benefício concedido pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) para trabalhadores que se enquadram em categorias consideradas insalubres ou perigosas. Diante dos riscos à saúde, o INSS entende que certas profissões possuem o direito de se aposentar mais cedo, diferente do cálculo que é feito no tempo de serviço tradicional.
Se enquadram nesses critérios trabalhadores que ficam com exposição contínua a agentes físicos, químicos ou biológicos nocivos, além de outros critérios que talvez nem todos saibam que podem facilitar no processo de aposentadoria. Mas, para conseguir o benefício, é necessário comprovar a exposição a agentes prejudiciais, ter idade mínima e tempo de contribuição.
Confira abaixo 5 profissões que permite aposentadoria mais cedo
1. Médico
Talvez nem todos saibam que o médico tem direito a se aposentar mais cedo, pois lidam com frequência com agentes biológicos, como vírus e bactérias, especialmente em hospitais e laboratórios. Apesar da reforma da previdência, a profissão continuou se enquadrando para aposentadoria especial.
2. Eletricista
Por trabalharem constantemente com tensão superior a 250 volts, os eletricistas possuem direito à aposentadoria especial devido ao risco constante de acidentes elétricos. Com Perfil Profissiográfico Previdenciário (PPP) e o laudo técnico, é possível solicitar o benefício no INSS.
3. Bombeiro
Por ficarem expostos a situações extremas, como combate a incêndios, resgates em áreas perigosas e contato com substâncias químicas, isso permite que também tenham acesso a aposentadoria especial. Mas, para conseguir o benefício, é necessário comprovar o vínculo com atividades insalubres.
4. Operador de Raios-X
Apesar de parecer algo inofensivo, os operadores ficam frequentemente expostos a radiações ionizantes, que podem afetar a saúde ao longo do tempo. Mesmo com o uso de equipamentos de proteção, a exposição pode trazer problemas de saúde e por isso possuem o direito à aposentadoria especial.
5. Motorista de Caminhão de Grande Porte
Se enquadram nesse critério motoristas que dirigem caminhões com mais de 4.000 toneladas, por causa das condições de trabalho que envolvem vibrações constantes, desgaste físico e longas jornadas.