Mix Conteúdos Digitais
  • Início
  • Últimas Notícias
  • Contato
  • PUBLICIDADE LEGAL
Mix Conteúdos Digitais
Sem resultados
Ver todos os resultados
Mix Conteúdos Digitais
Sem resultados
Ver todos os resultados
Início Geral

Tensão aumenta e Terceira Guerra Mundial pode começar do lado do Brasil

Por Pedro Silvini
05/09/2025
Em Geral
0
Trump Copa do Mundo

(Reprodução/Getty Images)

A crise diplomática entre Estados Unidos e Venezuela atingiu um novo patamar nesta semana e já gera alertas para a América do Sul. Após a destruição de uma embarcação venezuelana carregada de drogas no Caribe — operação que deixou 11 mortos, segundo Washington — o ditador Nicolás Maduro elevou o tom contra os norte-americanos e prometeu resistir a qualquer investida.

Em discurso na quarta-feira (3), durante um ato em homenagem à China, Maduro disse que a Venezuela é um povo que “ama a paz, mas é guerreiro” quando tentam tocar em seu território.

“Não haverá traidores da pátria nem império que possa profanar o solo sagrado que nos legaram os libertadores”, afirmou.

O líder chavista fez questão de destacar a aliança com Pequim, rival dos Estados Unidos, inaugurando inclusive uma praça em homenagem ao gigante asiático.

Bombardeio e sobrevoo militar

O estopim da atual crise ocorreu na terça-feira (2), quando militares americanos atacaram uma embarcação que, segundo Washington, pertencia ao grupo criminoso Tren de Aragua e havia saído da Venezuela.

Dois dias depois, caças venezuelanos armados sobrevoaram um destróier norte-americano no Caribe, em uma ação considerada “altamente provocativa” pelo Departamento de Defesa dos EUA. Em resposta, o presidente Donald Trumpordenou o envio de 10 caças F-35 para a região, além de reforçar a presença de submarinos nucleares.

Trump acusou Maduro de ser o líder do Cartel de los Soles e de controlar o Tren de Aragua, responsabilizando-o por tráfico de drogas, assassinatos em massa, tráfico sexual e terrorismo.

Para aumentar a pressão, Washington dobrou para US$ 50 milhões a recompensa por informações que levem à captura do líder chavista. Caracas classificou a medida como “ridícula”.

Histórico de atritos

A rivalidade entre os países não é nova. Em 2017, Trump já havia falado em “opção militar” para a Venezuela. Dois anos depois, Maduro rompeu relações diplomáticas com os EUA, após o apoio de Washington ao opositor Juan Guaidó.

Em 2020, os americanos acusaram o líder chavista de narcoterrorismo e ofereceram uma recompensa de US$ 15 milhões por sua captura.

Pedro Silvini

Pedro Silvini

Jornalista em formação pela Universidade de Taubaté (UNITAU), colunista de conteúdo social e opinativo. Apaixonado por cinema, música, literatura e cultura regional.

Próximo post
Foto: Arquivo/Banco Central

Botijão de gás gratuito: como solicitar e quantidade máxima permitida

Confira!

Ilha da Saudade (Foto: JR Leilões/Divulgação)

Ilha que fez muito sucesso no Brasil está à venda por valor irrisório

05/09/2025
Imagem de Felix por Pixabay

Qual o valor e quantas sessões são necessárias para remover uma tatuagem?

05/09/2025
pizza

O segredo que ninguém conta sobre como preparar uma pizza italiana

05/09/2025
  • Contato

Diário do Comércio | Mix

Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Contato

Diário do Comércio | Mix