Apesar de ser uma empresa muito conhecida, a Tesla, do bilionário Elon Musk, ainda não tem uma sede no Brasil. Em 2024, a empresa abriu a sua primeira loja aqui na América do Sul, mas o país escolhido foi o Chile, com a loja tendo sido aberta na capital Santiago. Existem mais três lojas da Tesla no país. Por fim, a Tesla também conta com uma loja na Colômbia.
No Chile, a Tesla também implementou unidades da sua rede Supercharger, que promete carregamento rápido para os automóveis elétricos da marca. Na Colômbia, também existe uma unidade da rede em processo de instalação.
A entrada da Tesla na América do Sul tem sido um processo lento e gradual nos últimos anos. Quando anunciou sua entrada na Colômbia, a empresa nem mesmo contava com um perfil voltado para o continente nas suas redes sociais.
Ainda que com poucas unidades, as lojas da Tesla na América do Sul significam que a marca ocupou todos os continentes do planeta. Na África, por exemplo, a empresa conta com algumas unidades no Marrocos – curiosamente, não tem nenhuma na África do Sul, país onde Elon Musk nasceu.
Quando a Tesla vai lançar uma unidade no Brasil?
Pelo menos por enquanto, não existe nenhuma previsão da empresa de Elon Musk instalar uma unidade própria, nem uma Supercharger, aqui no Brasil. De acordo com o Canaltech, alguns dos motivos que explicam a ausência da Tesla por aqui são:
- Carga tributária do país;
- Os veículos elétricos ainda são “olhados de lado” pela maioria dos brasileiros;
- A Tesla não trabalha com concessionárias, um modelo um pouco diferente ao que estamos acostumados aqui;
- Ainda temos poucas unidades de carregamento por aqui.




