Em meio a várias mudanças no processo de tirar a tão sonhada Carteira Nacional de Habilitação (CNH), temos mais uma. Para a tristeza de muita gente, a prova prática – a temida banca – continua sendo parte do processo, mas um dos seus testes decisivos, o teste de meia embreagem, não é mais obrigatório. O anúncio oficial veio do Ministro dos Transportes.
De acordo com essa nova resolução, a execução do controle de embreagem na rampa deixa de ser um critério eliminatório na prova prática. Segundo o Garagem 360, o objetivo da decisão é reduzir uma rigidez de regras que, de acordo com autoridades, dificultavam até demais o processo de conseguir a CNH. Além disso, esse teste também estaria muito vulnerável a fatores externos que prejudicavam a habilidade do condutor.
Mudanças no processo da CNH
O programa CNH do Brasil foi anunciado pelo governo federal com o objetivo de tornar o processo da carteira mais acessível e menos burocrático em todo o Brasil. Segundo o ministro dos Transportes, Renan Filho, as mudanças podem ajudar a reduzir o custo da CNH em até 80%.
As principais mudanças são o fim da obrigatoriedade das aulas teóricas – agora, os candidatos podem fazer um curso 100% gratuito e digital do governo -, a diminuição da carga horária obrigatória das aulas práticas de 20 horas para apenas duas e o fim da obrigatoriedade das aulas práticas. Outra mudança é o reteste gratuito: quem for reprovado na primeira tentativa, pode refazer o exame prático sem custos adicionais. Por fim, a mudança mais chamativa é que essas aulas práticas não precisam mais ser em autoescolas, podendo ser ministradas por instrutores autorizados.




