Os ônibus da cidade do Rio de Janeiro passarão por uma mudança visual profunda a partir de 2026. A Prefeitura decidiu retomar a padronização da frota municipal e determinou que todos os novos coletivos adquiridos pelas empresas vencedoras da próxima licitação do sistema tenham o amarelo como cor predominante, encerrando a variedade de layouts adotada nos últimos anos.
A decisão foi definida pela Secretaria Municipal de Transportes (SMTR) e marca o retorno parcial do modelo adotado em 2010, quando cada consórcio operava com uma cor específica: Intersul (amarelo), Internorte (verde), Transcarioca (azul) e Santa Cruz (vermelho). Esse padrão, no entanto, foi abandonado em 2018, durante a gestão do prefeito Marcelo Crivella, permitindo que cada viação adotasse identidade própria.
Agora, com a nova licitação do sistema, a prefeitura aposta em um padrão visual unificado, inspirado no modelo já adotado pelo BRT desde 2022, quando a Mobi-Rio assumiu a operação. Atualmente, mais de 700 ônibus articulados amarelos circulam pelos corredores Transcarioca, Transoeste, Transolímpica e Transbrasil.
Segundo a SMTR, a iniciativa tem como objetivo “melhorar a comunicação com os usuários, reforçar a identidade do transporte público e integrar visualmente os diferentes modais da cidade”.

Faixas coloridas indicam regiões
Apesar do amarelo predominante, os novos ônibus não serão totalmente iguais. Cada veículo contará com faixas coloridas que identificam a região onde a linha opera. As cores variam conforme a área da cidade:
- Bangu e Realengo: marrom
- Campo Grande e Guaratiba: laranja
- Santa Cruz: roxo
- Barra da Tijuca: azul claro
- Jacarepaguá: rosa
- Anchieta, Grande Madureira e Grande Méier: verde
- Pavuna e subúrbios da Leopoldina: azul escuro
- Ilha do Governador: vermelho
- Grande Tijuca, Centro e Zona Sul: cinza
As faixas também trarão ilustrações de pontos turísticos do Rio, como o Pão de Açúcar, os Arcos da Lapa, a Praça da Apoteose, a Igreja da Penha e o Shopping Bangu.
Primeiros ônibus já estão nas garagens
Embora a regra valha inicialmente para os veículos adquiridos após a licitação, empresas que já operam o sistema poderão adotar o novo padrão, desde que utilizem apenas ônibus novos em determinada linha.
Um dos primeiros exemplos é a Sancetur, que atua na Zona Oeste sob o nome fantasia Sou Rio. A empresa adquiriu cem ônibus zero quilômetro já pintados de amarelo, que chegaram à garagem no fim de novembro e serão apresentados oficialmente em evento da prefeitura em Campo Grande.




