Mix Conteúdos Digitais
  • Início
  • Últimas Notícias
  • Contato
  • PUBLICIDADE LEGAL
Mix Conteúdos Digitais
Sem resultados
Ver todos os resultados
Mix Conteúdos Digitais
Sem resultados
Ver todos os resultados
Início Geral

Trem-bala Rio-SP: quando começa a funcionar, quanto vai custar e de quanto tempo será a viagem

Por Gabriela Giordani
13/02/2025
Em Geral
0

Depois de muitos anos sendo especulado, o projeto do Brasil ter um trem-bala está ganhando forma e tendo atualizações concretas de que saíra do papel. Visando interligar os estados do Rio de Janeiro e São Paulo, a empresa TAV é a responsável pelo projeto que está ganhando forma, pois foi assinado junto à Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). Para isso, será necessário desembolsar cerca de R$75 bilhões, para que o trem de alta velocidade se torne real. 

Segundo os dados revelados, o trem-bala poderá atingir até 350km/h e ligará São Paulo ao Rio de Janeiro em 1h45 de viagem, tendo 417 km de ferrovia. Serão construídas três estações, além de ter acesso a sete cidades durante o percurso. A estimativa é de que o início das operações aconteça em junho de 2032.

Todos os detalhes do trem-bala Rio-SP

A projeção é de que através da ferrovia, sejam transportadas mais de 25 milhões de pessoas por ano, surgindo como uma alternativa de viagem entre os dois estados. O projeto prevê uma estação em Guarulhos e outras seis pela região do Vale do Paraíba, em Jacareí, São José dos Campos, Taubaté, Aparecida, Resende e Volta Redonda/Barra Mansa. 

Os pontos finais e início do trajeto serão entre a Estação Água Branca, em SP, e a Estação Leopoldina, no RJ. As cidades foram escolhidas após negociações com as prefeituras. Além disso, um dos principais destaques desse projeto é a forma como o trem terá energia, pois será alimentado por um novo sistema ferroviário que deve ser renovável, promovendo menor emissão de carbono. A tecnologia utilizada nos trens-bala é mais eficiente em termos de consumo de energia e gera menos emissões de gases do efeito estufa em comparação com outros meios de transporte.

Gabriela Giordani

Gabriela Giordani

Jornalista pela Unesp de Bauru. Diariamente produzindo nas editorias do Mix.

Próximo post

Alerta: estas 13 profissões não poderão ser MEI em 2025

Confira!

Maricá - Rio de Janeiro

Rota marítima mais perigosa do mundo fica perto do Brasil

08/09/2025
Foto: MEC/Divulgação

Pé-de-Meia: calendário atualizado para setembro surpreende estudantes

08/09/2025
lula

Governo Lula é surpreendido e sofre boicote de ministros

08/09/2025
  • Contato

Diário do Comércio | Mix

Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Contato

Diário do Comércio | Mix