Depois de muitos anos sendo especulado, o projeto do Brasil ter um trem-bala está ganhando forma e tendo atualizações concretas de que saíra do papel. Visando interligar os estados do Rio de Janeiro e São Paulo, a empresa TAV é a responsável pelo projeto que está ganhando forma, pois foi assinado junto à Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). Para isso, será necessário desembolsar cerca de R$75 bilhões, para que o trem de alta velocidade se torne real.
Segundo os dados revelados, o trem-bala poderá atingir até 350km/h e ligará São Paulo ao Rio de Janeiro em 1h45 de viagem, tendo 417 km de ferrovia. Serão construídas três estações, além de ter acesso a sete cidades durante o percurso. A estimativa é de que o início das operações aconteça em junho de 2032.
Todos os detalhes do trem-bala Rio-SP
A projeção é de que através da ferrovia, sejam transportadas mais de 25 milhões de pessoas por ano, surgindo como uma alternativa de viagem entre os dois estados. O projeto prevê uma estação em Guarulhos e outras seis pela região do Vale do Paraíba, em Jacareí, São José dos Campos, Taubaté, Aparecida, Resende e Volta Redonda/Barra Mansa.
Os pontos finais e início do trajeto serão entre a Estação Água Branca, em SP, e a Estação Leopoldina, no RJ. As cidades foram escolhidas após negociações com as prefeituras. Além disso, um dos principais destaques desse projeto é a forma como o trem terá energia, pois será alimentado por um novo sistema ferroviário que deve ser renovável, promovendo menor emissão de carbono. A tecnologia utilizada nos trens-bala é mais eficiente em termos de consumo de energia e gera menos emissões de gases do efeito estufa em comparação com outros meios de transporte.