A ideia de criar um trem-bala no Brasil é um assunto discutido há muitos anos e talvez o projeto esteja próximo de ser realizado. O planejamento visa criar um trem de alta velocidade que interligue Rio de Janeiro e São Paulo, sendo uma alternativa para conectar os dois estados. Quem está à frente do projeto é a empresa TAV Brasil, que obteve a autorização da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e estima que as obras comecem em 2027, com previsão de conclusão em 2032.
O planejamento foi criado em 2010 e inclui quatro paradas durante o trajeto Rio-São Paulo, parando em uma na Zona Norte de São Paulo, São José dos Campos, Volta Redonda e Rio de Janeiro. A maior parte do percurso será em superfície, mas poderá ter túneis para os trechos urbanos, como forma de reduzir os impactos da construção nas áreas residenciais. Somente na região Metropolitana de São Paulo, são três grandes trechos subterrâneos estão em análise: 3,5 km em Arujá, 8,5 km em Guarulhos e 20 km em São Paulo.
Mais informações sobre o trem-bala Rio-São Paulo
Estima-se de que serão gastos R$ 50 bilhões na obra, que está cada vez mais ganhando forma. Durante o Seminário LIDE Transportes e Mobilidade, Bernardo Figueiredo, CEO da empresa, apresentou algumas atualizações e definições sobre o projeto, revelando que existe a possibilidade da ferrovia aproveitar partes do Rodoanel Norte, embora essa opção dependa ainda de um acordo com o Governo do Estado de São Paulo.
Em São Paulo, o planejamento está sendo discutido sobre quais serão os pontos de estação pelo estado, pois no Rio de Janeiro, foi definido como estação Barão de Mauá (Leopoldina), uma das opções a serem consideradas para ser o ponto de chegada dos trens de alta velocidade na capital fluminense.




