Conhecido popularmente por “trem de brinquedo”, o trem mais lento do mundo atrai turistas por esse motivo. O trajeto possui paisagens paradisíacas durante seus 46 km de ferrovia, localizado na Cordilheira Nilgiri, na Índia, o Nilgiri Mountain Railway interliga a cidade de Mettupalayam, a 330 metros acima do nível do mar, a Ooty, localizada a 2,2 mil metros de altura. Para completar esse trajeto, os passageiros precisam ficar cinco horas, sendo que esse percurso de carro pode ser feito em 30 minutos.
No entanto, quem se dispõe a embarcar nesse trem, terá a oportunidade de ter uma experiência imersiva, com sons de apito, saber o que é andar em uma locomotiva a vapor, sendo que esta é a única ferrovia cremalheira em funcionamento naquela região do país. “Coberta por vegetação exuberante, com montanhas majestosas formando um cenário deslumbrante, o local oferece vistas que vão te deixar de queixo caído”, promete o governo local aos visitantes.
Mais informações sobre o trem mais lento do mundo
O Nilgiri Mountain Railway foi considerado Patrimônio Mundial da UNESCO em 2005, sendo reconhecido por seu valor histórico e por ter um impacto positivo para as comunidades que vivem em torno do percurso. Apesar da lentidão, quando foi construído no final do século XIX, impressionou por sua engenharia feita na época. A linha férrea, com seus túneis, pontes e curvas sinuosas, comprovam as habilidades dos engenheiros que a construíram.
A ferrovia utiliza um sistema de cremalheira, que permite ao trem subir e descer as encostas íngremes e a viagem fica ainda mais imersiva por causa dos seus vagões históricos. A lenta progressão do trem cria uma atmosfera nostálgica, transportando os passageiros para outra era.