Um projeto ambicioso na China está chamando a atenção da mídia mundial, pois foi revelado o protótipo do CR450, um trem-bala que promete alcançar velocidades surpreendentes que poderá ser considerado o trem mais rápido do mundo. Projetado para operar com uma velocidade máxima de 400 km/h, com testes que atingiram até 450 km/h, o trem não se destaca somente pela velocidade, mas também por suas inovações técnicas.
Em um comparativo sobre o impacto dessa velocidade, os carros de Fórmula 1 modernos podem atingir velocidades máximas de cerca de 360 km/h. Dessa forma, as viagens no CR450 prometem ser mais rápidas e com conforto.
Com um design mais leve, possui uma redução de 22% na resistência operacional, fazendo com que tenha menor consumo de energia. Os resultados finais dos testes foram revelados pelo Ministério dos Transportes da China, em Pequim em dezembro do ano passado, pois o projeto estava em desenvolvimento desde 2021.
Os impactos positivos do trem-bala mais rápido do mundo
Para ser aprovado, os engenheiros fizeram mais de 3.000 simulações e mais de 2.000 testes de plataforma para atender às rigorosas demandas da operação comercial, de acordo com o jornal estatal China Daily. Isso reforça os esforços chineses em inovar tecnológicas, tornando-se pioneira no desenvolvimento de trens de alta velocidade.
A China é o país com a rede ferroviária mais extensa e avançada do mundo, somando mais de 46.000 km de trilhos. Isso corresponde a mais de 70% dos trilhos do mundo, voltados em alta velocidade.