A engenharia pode surpreender a humanidade, sendo responsável pela construção de estruturas extremamente importantes. Uma delas é o Eurotúnel, que faz parte do trajeto ferroviário submarino que interliga a cidade de Folkestone, no Reino Unido, a Coquelles, no norte da França. Ele atravessa o Canal da Mancha e possui 50,45 km de extensão, sendo considerado uma das sete maravilhas do mundo moderno pela Sociedade Americana de Engenheiros Civis.
Inaugurado em 6 de maio de 1994, a obra completou 30 anos e também possui alguns nomes como Channel Tunnel (Chunnel) e em francês por Tunnel sous la Manche. Uma das principais curiosidades em torno dessa construção, é que foi proposta pela primeira vez em 1802 e chamou a atenção de Napoleão Bonaparte, a apoio a ideia. Mas, ela começou somente em 1988, envolvendo a construção simultânea de três túneis paralelos – dois para tráfego ferroviário e um para serviços e emergências.
Mais informações sobre o Eurotúnel
No dia da inauguração, quem esteve presente foi a Rainha Elizabeth II e o presidente francês François Mitterrand, tornando-se a mais importante ligação de transporte entre o Reino Unido e a Europa continental. Ele transporta milhões de passageiros e toneladas de carga todos os anos. O túnel também é um importante símbolo da cooperação entre o Reino Unido e a França.
Dos 50,5 quilômetros, 37,9 quilômetros são submersos e em seu ponto mais profundo, o Eurotúnel fica a 75 metros abaixo do nível do mar. Os trens viajam em uma velocidade média de 160km/h e foi construído com concreto suficiente para construir 60 edifícios Empire State.