O deslocamento entre os terminais do Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos, e a rede ferroviária da capital deve ganhar mais rapidez e conforto a partir de 2026. O novo Aeromóvel People Mover, sistema de transporte automatizado que substituirá os ônibus gratuitos, promete reduzir o trajeto de até 20 minutos para apenas seis, conectando os terminais 1, 2 e 3 à estação Aeroporto-Guarulhos da Linha 13-Jade da CPTM.
utiliza uma tecnologia nacional baseada em propulsão pneumática, na qual os vagões se movem pelo empuxo do ar pressurizado em dutos sob os trilhos, sem motores a combustão. O sistema é considerado silencioso, sustentável e com baixa emissão de carbono.
O trem é semelhante a um metrô leve, composto por dois vagões, com capacidade para até 200 passageiros por composição. Totalmente automatizado, contará com ar-condicionado, Wi-Fi e controle remoto, percorrendo um trajeto elevado de 2,7 quilômetros, com quatro estações.
Testes, atrasos e liberação ao público
A obra, iniciada em janeiro de 2022, enfrentou sucessivos atrasos. A previsão inicial era de inauguração em 2024, depois adiada para agosto de 2025 e, por fim, para o início de 2026. Desde dezembro do ano passado, o sistema opera de forma assistida e restrita a funcionários do aeroporto.

Segundo o consórcio AeroGRU, responsável pela construção e futura operação, a liberação para o público depende da conclusão das certificações de segurança. Em visita técnica realizada em dezembro, o Ministério Público Federal (MPF) vistoriou o andamento das obras.
“Foi muito importante acompanhar o andamento dos trabalhos do People Mover, que beneficiará milhares de pessoas. É uma obra de grande relevância e que está sendo acompanhada de perto pelo MPF”, afirmou Guilherme Rocha Göpfert, procurador da República.
Integração com a CPTM e impacto na mobilidade
Quando estiver operando com dois trens simultaneamente, o sistema terá capacidade para transportar até 2 mil passageiros por hora em cada direção, com tempo total de viagem e espera estimado em seis minutos. Atualmente, apenas um trem circula, o que eleva os intervalos.
O Aeromóvel permitirá integração direta com a Linha 13-Jade da CPTM, facilitando o acesso às linhas 12-Safira e ao Metrô de São Paulo. Também haverá conexão com o Expresso Aeroporto, que liga a estação Palmeiras-Barra Funda ao aeroporto, com paradas na Luz e em Guarulhos-Cecap.




