Quando pensamos em proteína, a cabeça da maioria das pessoas já vai direto para a carne. Mas as carnes não são a única forma de garantir proteína para o seu organismo. Muitos outros alimentos podem te ajudar a garantir a quantidade de proteína adequada, como ovos, leite e, é claro grãos e leguminosas.
A Revista Forum listou três leguminosas ricas em ferro que podem te ajudar a garantir a quantidade de proteína adequada, mesmo tirando a carne da dieta.
Lentilhas
Não deixe as lentilhas apenas para o Ano Novo. Um bife de carne de boi de cerca de 100 g tem entre 29 a 35 g de proteína. 100 g de proteína oferecem cerca de 25 g, uma quantidade bem próxima. Além da proteína, as lentilhas são ricas em fibras, minerais e vitaminas do complexo B. Você pode usar as lentilhas no lugar do feijão no almoço de todo dia e algumas versões podem até ficar com o lugar do arroz. Elas também complementam saladas, caldos e sopas.
Grão-de-bico
100 g dessa leguminosa contam com cerca de 19 g de proteína. Ela também é muito rica em fibras, vitaminas e minerais essenciais, como cálcio, fósforo e magnésio, que ajudam a manter a saúde dos ossos. Eles podem ser cozinhados e usados em caldos e sopas, ou crocantes no forno para adicionar a saladas e até como petiscos. Você pode até fazer hambúrguer de grão-de-bico.
Feijões
Assim como nas leguminosas anteriores, a quantidade de proteína varia dependendo da variedade e do tempo de cozimento. Em geral, 100 g de feijão cozido podem conter entre 4,48 g e 10 g de proteína. Essa leguminosa também é muito rica em ferro, fibras e minerais.