O presidente dos Estados Unidos Donald Trump já é conhecido por alimentar teorias da conspiração na internet. No último sábado (27), ele compartilhou – e apagou logo depois – um vídeo nas redes sociais sobre uma teoria envolvendo os “MedBeds”.
Publicado na rede social Truth Social, o vídeo, feito por inteligência artificial, simulava um programa da Fox News – emissora conhecida por ser defensora do presidente Trump – em que Lara Trump anunciava o “primeiro hospital MedBed do mundo”. “Em breve, todos os americanos receberão seu próprio cartão de leito médico”, afirmava o vídeo falso. “Com ele, vocês terão acesso garantido aos nossos novos hospitais, liderados pelos melhores médicos do país, equipados com a tecnologia mais avançada do mundo.”
A publicação também contava com uma versão IA do próprio presidente Trump, que é mostrado discursando do Salão Oval sobre o suposto programa. A Fox News confirmou ao The Verge que nunca veiculou nenhum material parecido com a publicação.
O que são os MedBeds?
De acordo com a Revista Galileu, a teoria dos MedBeds ganhou força em fóruns online de grupos conspiracionistas, como o QAnon. Os MedBeds seriam leitos médicos com uma tecnologia avançada, capazes de curar doenças graves e até regenerar membros amputados e reverter o envelhecimento.
Segundo os defensores dessa teoria da conspiração, os MedBeds seriam restritos aos megarricos e poderosos, já que essa tecnologia estaria sendo escondida pelo setor farmacêutico como uma forma de manter seus lucros. “Apesar de muitos seguidores terem percebido que o vídeo era gerado por inteligência artificial, a publicação alimentou especulações de que Trump estaria confirmando a existência da tecnologia”, explica a Galileu.