Você provavelmente leu esse título e pensou: “ué, mas existe tsunami no Brasil?”. E a resposta é sim, mas não tipo que você está pensando. Em janeiro deste ano, a Praia do Cardoso, em Laguna, Santa Catarina, registrou um tsunami meteorológico, um fenômeno natural incomum. Na mesma época, foi registrado um fenômeno do tipo na Argentina.
Um evento parecido já tinha sido registrado na mesma praia em 2023:
O que é um tsunami meteorológico?
O tipo mais conhecido do fenômeno é o tsunami sísmico, em que as ondas enormes são provocadas por abalos nas placas tectônicas debaixo do mar. No caso do tsunami meteorológico, ele é causada por “variações bruscas de pressão atmosférica associadas a sistemas meteorológicos instáveis após dias de calor intenso”, como explica o Jornal da USP.
Consultado pelo ND+, o oceanógrafo da Epagri (Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina), Carlos Eduardo Araújo usou a metáfora de jogar uma pedra em um lago para explicar o fenômeno. Segundo Araújo, é como a mudança na pressão fosse essa pedra, causando uma vibração que pode gerar ondas aproximadamente 45 vezes maiores do uma onda comum.
O oceanógrafo ainda apontou que, na região Sul do país, os tsunamis meteorológicos não aparecem como ondas gigantes, mas como uma “inundação costeira”, o que pode assustar muito banhistas e comerciantes na orla da praia e até arrastar pessoas e veículos (como você pôde ver no vídeo mais acima). No tsunami do tipo que aconteceu na Argentina este ano, o evento deixou 35 feridos e um morto.




