Não que precisasse mas Roma vai ganhar uma nova atração turística muito em breve. Depois de quase 100 anos fechados, túneis subterrâneos sob o Monte Capitolino serão reabertos. A previsão é que isso aconteça entre o final de 2026 e o início de 2027 – então já coloca no seu roteiro de viagem se você planeja estar em Roma nessa época.
De acordo com a Superinteressante, o complexo de túneis é conhecido como Grottino del Campidoglio (ou Gruta Capitolina) vai ter que passar por obras de restauração e adaptação antes de poderem ser abertos ao público. A rede de cavernas se estende por até 300 metros de profundidade e ocupa cerca de 3,9 mil metros quadrados. Os túneis passam por baixo de locais históricos como o Teatro de Marcelo e a Praça Capitolina, a cerca d 21 metros abaixo da superfície, explica matéria da Super.
A CNN visitou o lugar ao lado da arqueóloga Ersilia D’Ambrosio e relatou que a temperatura nos túneis fica por volta dos 13ºC, bem abaixo dos 35ºC registrados na superfície.
Túneis subterrâneos remontam ao antigo Império Romano
Segundo arqueólogos, parte desse complexo de túneis já era usada antes do governo de Júlio César (100-44 a.C.). Ao longo dos séculos, as cavernas foram usadas de diversas formas, como moradias populares, armazéns, lojas, pedreiras e até tavernas.
Nos anos 1920, o ditador Benito Mussolini ordenou o fechamento dos túneis como parte do seu plano de modernização de Roma. Na Segunda Guerra Mundial, os túneis chegaram a ser usados como abrigo antiaéreo e até abrigaram uma pequena enfermaria durante os bombardeios de 1943.
Em suas explorações iniciais dos túneis, arqueólogos encontraram alicerces que parecem pertencer a uma estrutura pré-romana do antigo Templo de Júpiter Capitolino, inscrições medievais e fragmentos de afrescos, conta a Super.