A Uber é um dos aplicativos de transportes mais populares do Brasil, mas existem algumas regras que precisam ser atualizadas, para que os usuários continuem se sentindo satisfeitos com os serviços. Desta vez, a novidade anunciada pela empresa é que os passageiros terão o direito de exibir que o motorista mantenha o ar-condicionado ligado durante toda a viagem. Essa medida não é uma recomendação, mas sim uma obrigação para os motoristas de cumprir, de acordo com a nova legislação imposta por estados como o Rio de Janeiro.
A partir deste ano, a Uber implantou essa alteração, visando melhorar a experiência dos usuários, reforçou o cumprimento dessa medida para garantir mais conforto, especialmente nos períodos de calor extremo que afligem muitas cidades brasileiras. Vale ressaltar que antes, o uso do ar-condicionado poderia ser solicitado por usuários que escolhessem a modalidade Comfort. Mas, de acordo com a empresa, o aparelho de refrigeração é um requisito para motoristas de qualquer categoria do aplicativo (Uber X, Uber Comfort e Uber Black).
Entenda a mudança da Uber pelo uso do ar-condicionado
O usuário terá a liberdade de pedir que o ar-condicionado seja ligado, pois é uma diretriz da empresa que todos os motoristas parceiros tenham veículos compatíveis com esse item. Essa exigência faz parte dos requisitos básicos do aplicativo e a empresa ressalta que deve funcionar durante toda a corrida: “o Código da Comunidade estabelece que o motorista parceiro deve realizar manutenção para garantir as condições de funcionamento de todos os itens do veículo, o que inclui o ar-condicionado”.
Segundo a Uber, os motoristas da categoria Uber X e das demais devem levar em conta que o ar-condicionado faz parte do bem-estar dele e dos passageiros, portanto, são obrigados a ligar quando o usuário solicitar. No documento divulgado, a empresa afirma que “é esperado que durante as viagens o ar-condicionado seja utilizado, em todas as modalidades de viagem, para proporcionar temperatura confortável para ambos ao longo do trajeto”.