Já pensou em entrar em uma universidade federal sem ter feito o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) ou um vestibular? Pois é possível: a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) está com mais de 600 vagas abertas e o método de seleção é a partir do seu histórico escolar.
Como explica o NSC Total, a avaliação é feita a partir das notas do candidato no último ano do ensino médio. Segundo o edital, se o candidato tiver obtido o certificado de conclusão do ensino médio com base nas notas do ENEM ou do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (ENCCEJA), “a média será calculada com base nas notas obtidas em cada disciplina e convertida para a base decimal”.
As vagas, para ingresso no segundo semestre, são tanto em cursos de graduação presencial quanto à distância. Os cursos com vagas ofertadas são:
- Administração pública;
- Agronomia;
- Ciência e tecnologia de alimentos;
- Engenharia civil de infraestrutura;
- Engenharia de alimentos;
- Engenharia de aquicultura;
- Engenharia de controle e automação;
- Engenharia de energia;
- Engenharia de materiais;
- Engenharia de transportes e logística;
- Engenharia ferroviária e metroviária;
- Engenharia florestal;
- Engenharia têxtil;
- História;
- Matemática;
- Química.
Até quando eu posso me inscrever em processo da UFSC?
As inscrições estão abertas até esta quarta-feira (2 de julho). Elas são feitas diretamente pelo site, onde você encontra informações sobre como preencher as notas do histórico. Boa notícia: a inscrição pode ser feita de forma totalmente gratuita!
A Comissão Permanente do Vestibular (Coperve) ainda disponibilizou um link através do qual você pode conferir a relação de candidatos por vaga. No momento em que escrevemos esse texto, a vaga mais concorrida era a graduação à distância de história no polo Joinville, com 51 candidatos concorrendo a apenas duas vagas.



