Recentemente, Ana Castela divertiu seus fãs ao revelar que usa cola na região das orelhas para disfarçara as suas “orelhas de abano” – nas palavras dela mesma. No vídeo, ela conta que até já fez uma cirurgia por isso, mas que as orelhas voltaram ao mesmo lugar, então ela passou a usar a colinha mesmo. Mas será que esse truque não pode prejudicar a saúde da sua pele?
O jornal O Globo procurou a dermatologista Natasha Crepaldi, professora do Departamento de Dermatologia da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), para descobrir.
É seguro para a sua pele usar cola nas orelhas?
De acordo com Crepaldi, usar cola na região pode sim ser perigoso para a sua pele. Ela destaca que colas de longa duração não são desenvolvidas para serem usadas na pele de forma contínua, podendo gerar dermatite de contato, alergias, irritação e até pequenas feridas. O uso repetido da cola pode causar infecções no local e enfraquecer a barreira de proteção natural da sua pele.
“Outro risco é a tração constante na pele e na cartilagem, que pode gerar dor, inflamação e até deformidades ao longo do tempo”, afirma a especialista.
No dia a dia, a dica da dermatologista é optar por cortes de cabelo, penteados e acessórios que não deem muito destaque às orelhas. Para quem quer uma solução definitiva, aí a opção é a otoplastia, cirurgia de correção que retira o excesso de pele e cartilagem da região para deixar as orelhas mais perto do crânio.




