Para muitas pessoas, o celular é aquele companheiro indispensável em todos os momentos do dia, até mesmo na hora de ir ao banheiro. Mas cuidado: ficar “sentado no trono” enquanto rola eternamente o seu feed nas redes sociais aumenta em 46% o risco de você desenvolver hemorroidas. É o que dizem pesquisadores do Centro Médico Beth Israel Deaconess e da Escola Médica de Harvard.
Durante todo o ano passado, pesquisadores entrevistaram 125 adultos, que passavam por exames de colonoscopia de rotina. Entre eles, 66% afirmaram que usavam o celular enquanto estavam no banheiro, dentre os quais 35% reconheceram que o uso do aparelho fazia eles passarem mais tempo ali. 43% descobriram hemorroidas visíveis durante o exame.
Outra descoberta dos pesquisadores é que as pessoas que mexem no celular enquanto vão ao banheiro normalmente são mais jovens. Elas têm em média 55,4 anos, enquanto os que não usam têm média de 62,1 anos.
“Ainda estamos descobrindo as muitas maneiras pelas quais os smartphones e nosso estilo de vida moderno impactam nossa saúde. É possível que a forma e o local onde os usamos — como no banheiro, por exemplo — possam ter consequências indesejadas”, comentou a autora-sênior, Trisha Pasricha, em comunicado.
Os resultados do estudo foram publicados na revista científica PLOS One.
Por que ficar mexendo no celular no banheiro aumenta a chance de você ter hemorroidas?
Não é o uso do celular em si, mas o fato de que quem fica mexendo no aparelho enquanto vai ao banheiro normalmente fica mais tempo ali sentado. Como explica a CNN Brasil, esse uso prolongado aumenta a pressão sobre os tecidos os anais, sendo a responsável pelo maior risco de hemorroidas.