O ChatGPT explodiu nos últimos anos, como uma ferramenta de inteligência artificial gratuita – pelo menos por enquanto – com várias funcionalidades. Apesar de facilitar a vida de muita gente em vários aspectos, sendo um ferramenta útil de trabalho e de organização, o uso constante do ChatGPT também traz um efeito colateral inesperado: a solidão.
A OpenAI, dona do chat, e o Massachusetts Institute of Technology (MIT) publicaram um estudo revelando uma correlação entre pessoas que usam com frequência a ferramenta de IA e o aumento de um sentimento de solidão entre esses usuários. O estudo analisou milhões de interações de cerca de quatro mil usuários e revelou que, por mais que o ChatGPT seja um “band-aid” para a solidão, o seu uso contínuo pode piorar o problema.
“A pesquisa identificou padrões emocionais complexos, incluindo sinais de dependência emocional e uma crescente busca por respostas que substituem o contato humano genuíno”, repercute o Seu Crédito Digital.
ChatGPT como “terapia”
Nas redes sociais, você provavelmente já viu alguém comentando sobre usar a inteligência artificial como “psicólogo” e uma forma de desabafar problemas mentais e emocionais. Mas, como o próprio site do ChatGPT alerta, essa não é uma prática saudável. “A IA não possui a capacidade de compreender as nuances da experiência humana e as complexidades da saúde mental”, afirma o site.
“Tenho muita esperança na IA como uma forma de combinação e ampliação do trabalho, mas por si só, ainda existem preocupações sobre o viés que existe dentro da IA, e também o fato de que ela pode inventar coisas (…) Acho que é aí que ter um terapeuta humano seria mais útil”, afirmou Marlynn Wei, psiquiatra e fundadora de uma prática de psicoterapia holística em Nova York, à CNN.