Para facilitar ainda mais os serviços de emergência, as chamadas telefônicas feitas para a polícia, bombeiros ou SAMU através de um Android, terão suas localizações compartilhadas. O serviço é uma novidade aclamada pelos usuários e pelas autoridades, que visam ampliar seus atendimentos de forma mais assertiva. O serviço está disponível para o sistema operacional Android 5.0 e resulta de uma parceria entre a Agência Nacional e o Google.
A iniciativa foi batizada de Serviço de Localização de Emergência (ELS) e visa facilitar e agilizar o resgate em casos de emergência. Outra boa notícia é que os usuários não terão que instalar aplicativos secundários para que o serviço funcione, pois ele já está disponível em todos os dispositivos Android com a versão 5.0.
Entenda melhor como funciona o novo serviço de emergência no Android
Em janeiro, a Anatel informou que, para manter a privacidade dos usuários, o recurso dará informações em casos de ligações de emergência, reforçando que não haverá armazenamento de dados. O serviço é oferecido via internet, mas funciona em condições adversas, como conexão instável.
De acordo com a empresa, esse serviço poderá aumentar a rapidez e a precisão no tempo de respostas nos resgates, para que mais vidas sejam salvas: “O atendimento do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192) começa a partir do chamado telefônico, quando são passadas as primeiras orientações para os primeiros cuidados da vítima”, concluiu a agência reguladora.
Com o compartilhamento de localização, as autoridades de emergência terão chances de chegar nos locais com mais facilidade, visto que alguns pedidos de socorro podem ter informações errôneas.