Você muito provavelmente conhece pelo menos uma pessoa que adora dormir com o ventilador ligado na cara dela a noite inteira, até mesmo quando as temperaturas estão mais amenas. Mas sabia que esse hábito pode fazer mal para a sua saúde?
Possíveis prejuízos de dormir com o ventilador ligado
Já teve a impressão que acordou com o nariz ou a garganta “atacados” depois de dormir com o ventilador ligado? Para quem sofre com alergias, o ventilador pode piorar esses sintomas, já que ele ajuda a circular partículas de poeira, pólen e outros fatores alérgenos que estão acumulados nos móveis e nas lâminas do próprio ventilador – aliás, lembre-se de limpar o seu ventilar com uma certa regularidade, por favor. Para os alérgicos, um purificador de ar pode ser uma opção bem melhor para a hora do sono.
Fica com o fluxo de ar constante voltado para você vai esfriar o seu corpo, o que pode fazer seus músculos se contraírem e ficarem mais rígidos. Com isso, na hora de acordar, você pode notar uma certa rigidez muscular ou até mesmos dores, principalmente na região do pescoço. O resfriamento excessivo também pode prejudicar a sua qualidade do sono. O recomendado é deixar o ventilador programado para desligar depois de 30 minutos que você tiver ido dormir.
Por fim, principalmente se ele estiver voltado para você a noite toda, o ventilador pode ressecar os olhos e a pele, explica o C.B. Radar, e até mesmo desencadear uma enxaqueca. Realmente não consegue ficar sem o ventilador? Pelo menos deixe ele girando, ao invés de ficar te “olhando” a noite toda.




