Apesar do cenário brasileiro ter um número elevado de desemprego, batendo números históricos, existe um outro lado do mercado que está com ausência de profissionais especializados e com vagas disponíveis em certos setores essenciais. Uma pesquisa feita pela Escassez de Talentos da ManpowerGroup, mostrou que 81% das empresas brasileiras estão com problemas em encontrar mão de obra qualificada, ficando em 7° lugar no ranking global de déficit de profissionais.
Existem vagas disponíveis em setores da saúde, transporte, logística e tecnologia da informação, que são as mais afetadas pela falta de especialistas. Em setembro de 2024, outro levantamento feito pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), revelou que 40% das 231 profissões em atividade no país estão com indícios de escassez de mão de obra.
Confira abaixo 5 profissões que falta mão de obra
1. Enfermeiro
Na época da pandemia, os enfermeiros foram aclamados pela sociedade e isso valorizou na época a profissão. Mas, dados mostram que os números de profissionais estão abaixo, especialmente em UTIs e emergências. Apesar de alguns locais oferecerem salários de até R$ 8 mil em hospitais privados de grande porte, a rotina exaustiva em um contexto e a exposição a riscos de saúde desestimulam parte dos formados.
2. Engenheiro de Dados
As áreas de TI estão em ascensão, mas em alguns setores específicos as empresas estão com falta de engenheiros capazes de estruturar bancos de dados e implementar soluções em cloud computing.
3. Mecânico Industrial
Apesar dos avanços da tecnologia, as indústrias seguem sendo importantíssimas para a economia e as empresas estão percebendo a ausência de profissionais em fábricas, nas quais estão operando com equipes reduzidas. Um fator que está prejudicando essa área é a migração de profissionais para outras áreas, como logística.
4. Eletricista
É uma profissão que foi bastante cultivada nas gerações passadas e está com baixa adesão por parte dos jovens. Um dos motivos é a remuneração, que pode ser considerada baixa diante das responsabilidades que a profissão pede.
5. Analista de Cibersegurança
Conforme os avanços da tecnologia, está cada vez mais sendo necessário profissionais especializados em segurança digital. Por isso, é uma área que está com ausências, mas tem potencial de crescimento no futuro.




