Talvez você já tenha clicado nesse link pensando: “Ah, mas terremoto é impossível no Brasil”. Então… não é bem assim. Apesar de raros e normalmente fracos, acontecem, sim, tremores de terra no país, só que a maioria deles é imperceptível. Segundo uma matéria do O Globo, entre janeiro e julho de 2024, houveram 108 tremores de terra por aqui, mas apenas nove tiveram uma magnitude maior que 3 na Escala Richter.
O Brasil está localizado bem no meio da placa tectônica Sul-Americana. Lembrando que os abalos sísmicos são causados por atritos e deslizamentos entre as placas, o que explica por que esses fenômenos são mais raros no país. Ainda existem pressões que podem causar abalos, mas a maioria é de baixa magnitude e não costuma provocar grandes danos.
“Estamos completamente dentro da placa. Mas tem a Cadeia Mesoatlântica empurrando o Brasil em direção ao Pacífico, e a placa de Nazca empurrando de volta. Então é um corpo pressionado, e de vez em quando há uma falha”, explicou o professor do Instituto de Geociências da UnB e especialista em terremotos, Juraci de Carvalho, para o jornal O Globo.
O maior “terremoto” registrado no país foi em 1955, no estado do Mato Grosso, com magnitude 6.2. Como a área do epicentro era desabitada, o abalo não causou danos. Além disso, abalos em regiões distantes podem provocar tremores aqui no Brasil. No ano passado, um terremoto de escala 7.3 no Chile causou tremores que foram sentidos em São Paulo, Santa Catarina e Paraná.
Vai ter terremoto no Brasil em 2025?
Falando desses pequenos tremores, a resposta é provavelmente sim. Agora, se vamos ter grandes abalos sísmicos, a resposta é mais difícil. Ainda não é possível prever com antecedência quando acontecerá um terremoto, então a resposta é: não sabemos. Mas pode ficar tranquilo: as chances de um terremoto em grande escala no Brasil são extremamente baixas.