O mercado de carros elétricos vem crescendo cada vez mais no Brasil. Segundo dados da Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE), foram vendidos mais de 86 mil unidades de veículos elétricos no primeiro semestre aqui no Brasil, um crescimento de 9,5% em relação ao mesmo período do ano passado. Mas muita gente ainda fica em dúvida: vale ou não a pena ter um carro elétrico?
Segundo o Diário do Centro do Mundo, apesar de um carro elétrico, mesmo os mais acessíveis, serem mais caros do que os movidos a combustível, manter esse veículo pode ser mais econômico do que você imagina.
O motivo é que o custo por quilômetro rodado em um veículo elétrico é consideravelmente menor do que nos tradicionais. A recarga completa em casa custa entre R$ 30 e R$ 50, a depender da tarifa local e da capacidade de bateria. Além disso, por não ter itens como óleo de motor, velas ou filtros de ar, desnecessários por não ser movido a combustível, um carro elétrico também exige menos manutenção preventiva, mais um ponto no qual você vai economizar.
O seguro é uma exceção. Fazer o seguro de um carro elétrico ainda é mais alto do que o de carros movidos a combustão.
Os carros elétricos mais vendidos do Brasil em 2025
A partir de dados da ABVE, confira a lista dos veículos elétricos mais vendidos no Brasil entre janeiro e junho deste ano:
- BYD Dolphin Mini;
- BYD Dolphin;
- Volvo EX30;
- BYD Yuan Pro;
- BYD Seal;
- GWM Ora 03;
- Renault Kwid E-Tech;
- BYD Yuan Plus;
- JAC E-JS1;
- Empatado: Omoda E5/Porsche Macan.