Em abril deste ano, a Polícia Federal expôs um esquema de fraude no INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), que desviou bilhões do bolso de brasileiros em descontos indevidos na folha de pagamento. Mas a boa notícia é que você já pode receber esse valor de volta.
Você, aposentado ou pensionista que tenha sido vítima do esquema, pode aderir ao acordo com o INSS para receber o seu dinheiro de volta corrigido pela inflação. Lembrando que, antes disso, você precisa contestar os descontos indevidos feitos na sua folha de pagamento – o prazo para isso é até, pelo menos, o dia 14 de novembro.
Segundo o INSS, até o momento, 839 mil aposentados já aderiram ao acordo. Os primeiros a aderir têm prioridade na devolução do dinheiro, que começou a ser feita no dia 24 do último mês. Essa adesão pode ser feita presencialmente em agências dos Correios ou pelo Meu INSS, tanto o site quanto o app.
Como aderir ao acordo pelo Meu INSS:
- Primeiro, o beneficiário precisa contestar o desconto indevido (pelo aplicativo Meu INSS, Central 135 ou agências dos Correios).
- A entidade tem até 15 dias úteis para responder.
- Se não houver resposta, o sistema libera a opção para aderir ao acordo.
- Acesse com CPF e senha.
- Vá até “Consultar Pedidos” e clique em “Cumprir Exigência”.
- Role a tela até o último comentário, leia com atenção e selecione “Sim” no campo “Aceito receber”.
- Clique em “Enviar”. Pronto! Agora é só aguardar o pagamento.
ATENÇÃO
O INSS não envia links por meio de WhatsApp, e-mail ou SMS. Mensagens do tipo são tentativas de golpe, então use apenas os canais oficiais:
- Aplicativo Meu INSS
- Agências dos Correios
- Central 135
- Site: gov.br/inss