Em 2013, o Vaticano escolheu seu primeiro papa latino-americano da história, o argentino Jorge Bergoglio, que escolheu o nome Francisco I. Agora, com a morte de Francisco, será que o próximo conclave pode fazer história novamente, escolhendo o primeiro papa negro?
Obviamente, ainda não sabemos quem será o próximo líder da Igreja Católica, mas já começaram as especulações. Segundo a Forbes, o Vaticano nomeou o cardeal Peter Turkson como um dos favoritos. Peter é de Nsuta, Gana, país da África Ocidental e está atualmente com 76 anos de idade. Ordenado como sacerdote em 1975, Peter foi nomeado cardeal pelo Papa João Paulo II.
Durante seus anos como cardeal, Peter Turkson ocupou diferentes cargos no Vaticano. Entre 2009 e 2016, ele foi o presidente do Pontifício Conselho para Justiça e Paz. Depois, assumiu o Dicastério para o Serviço do Desenvolvimento Humano Integral. Esse órgão foi criado pelo Papa Francisco para lidar com temas como “pobreza, meio ambiente e migração”, explica a Forbes.
Peter Turkson tem um perfil progressista e já foi considerado uma opção para o papado em outras ocasiões. Caso ele seja escolhido, seria o primeiro papa negro da história da Igreja Católica. Além disso, ele provavelmente manteria a linha mais “progressista” do Papa Francisco.
Quando acontece o conclave que elege o próximo papa?
A “Universi Dominici Gregis”, Constituição Apostólica publicada pelo Papa João Paulo II em 1996, estabelece que a igreja deve esperar 15 dias após a morte do papa para começar o próximo conclave. O prazo pode se estender até 20 dias. O Papa Francisco morreu no dia 21 de abril, então o próximo conclave começa entre os dias 6 e 11 de maio.