Em abril deste ano, aconteceu um dos maiores vazamentos de dados da internet. De acordo com o site Have I Been Pwned, que monitora vazamentos do tipo, foram afetadas cerca de 183 milhões de contas do Gmail, Outlook e Yahoo, com vazamento de informações como endereços e senhas. Segundo o site, foram 3,5 terabytes de dados vazados, colocando em risco a privacidade e segurança de milhões de contas.
E, como afirma o portal Terra, o vazamento pode ser ainda maior. Novas informações depois de abril afirmam que mais 16,4 milhões de contas também tiveram seus dados roubados.
O site explica que o vazamento aconteceu por meio de uma técnica chamada Infostealers (ladrões de informações, em português). Através de programas que infectam dispositivos, os cibercriminosos conseguem roubar seus dados pessoais quando você entra em algum site que pede login com email e senha.
Como saber se a minha conta foi afetada pelo vazamento?
Você pode descobrir isso lá pelo site Have I Been Pwned. Basta digitar o seu endereço de email no campo “Email Adress” e clicar em “check” que o site vai conferir para você se ele apareceu em algum vazamento. Ps: o site não tem uma versão em português, mas você sempre pode usar a tradução automática.
“E se o meu email apareceu em uma lista de vazamentos?”. Nesse caso, a recomendação é que você corra para trocar as suas senhas em todos os sites. Algumas dias para fazer senhas difíceis de serem descobertas são:
- Apostar em senhas mais longas;
- Misturar caracteres maiúsculos e minúsculos, números e caracteres especiais;
- Fugir de frases e senhas óbvias, como datas de nascimento e nome completo.




