Para quem for prestar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025, o candidato precisa se atentar às mudanças feitas pelo Ministério da Educação, que visa otimizar ainda mais a prova nacional, diante de outros benefícios consolidados. Como no caso de retornar a Certificação do Ensino Médio, que será uma forma de obter o diploma de conclusão para maiores de 18 anos e alunos da rede pública terão gratuidade e uma ficha pré-preenchida automaticamente.
Para isso, é necessário atingir, no mínimo, 450 pontos em cada área do conhecimento (Linguagens, Ciências Humanas, Ciências da Natureza e Matemática) e pelo menos 500 pontos na redação. Para incentivar que os alunos do terceiro ano do ensino médio da rede pública façam as provas, foi anunciado pelo ministro da Educação, Camilo Santana, o cadastramento automático dos estudantes: “Basta o aluno entrar no endereço da página, confirmar a inscrição e fazer a opção pela prova de línguas”.
Saiba outras novidades do Enem em 2025
Para este ano, alunos do último ano do ensino médio que fazem parte do programa Pé-de-Meia terão direito a uma parcela bônus de R$ 200 ao realizarem os dois dias de provas do Enem 2025. A isenção da taxa de inscrição para esses participantes é automática.
Para quem mora no Pará, precisa se atentar a algumas mudanças de datas, pois haverá em novembro a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP30) em Belém, capital do estado, e os dias de aplicação das provas serão afetados em alguns municípios. Assim como a capital, Ananindeua e Marituba também estão na lista do evento e as provas serão aplicadas nos dias 30 de novembro e 7 de dezembro, enquanto no restante do país, as provas acontecem em 9 e 16 de novembro.