Você é uma daquelas pessoas que já incorporou o ChatGPT em várias atividades do seu dia? Então essa nova ferramenta pode tornar a IA ainda mais presente na sua vida. A OpenAI lançou na semana passada o ChatGPT Agent, liberado para assinantes das versões Pro, Plus e Team do Chat.
Em julho, a opção ainda deve ser liberada para clientes Enterprise e Education. Vale observar que apenas os usuários do plano Pro têm acesso ilimitado. Os demais planos têm direito a 50 ações mensais.
Quais as funções do ChatGPT Agent?
Como explica a CNN Brasil, essa nova ferramenta promete conseguir executar tarefas complexas, como navegar por sites, criar apresentações, preencher formulários e até desempenhar códigos. O ChatGPT Agent combina duas ferramentas da OpenAI: o Deep Research e o Operator, que antigamente atuavam de forma separada, navegando por sites e analisando informações, respectivamente.
Agora, essas duas ferramentas estão combinadas em uma única solução. Em testes de desempenho, a IA conseguiu superar versões anteriores da ferramenta e também analistas humanos em tarefas como análise e modelagem de dados.
Segundo a empresa, o ChatGPT Agent nunca realiza ações críticas sem supervisões e foi treinado para resistir a comandos maliciosos ou usos indevidos.
Um ponto que vale observar é que, apesar da versatilidade, a nova ferramenta ainda tem um tempo de resposta lento. Um dos líderes do projeto, Yash Kumar, explicou que a prioridade da equipe é fazer a ferramenta atender aos comandos de forma eficaz, ainda sem muita preocupação em fazer isso rápido. A ideia é usar essa modalidade do ChatGPT em segundo plano para executar tarefas mais extensas.