Mix Conteúdos Digitais
  • Início
  • Últimas Notícias
  • Contato
  • PUBLICIDADE LEGAL
Mix Conteúdos Digitais
Sem resultados
Ver todos os resultados
Mix Conteúdos Digitais
Sem resultados
Ver todos os resultados

Veja como está o quadro de saúde atualizado do ex-presidente Jair Bolsonaro

Por Pedro Silvini
03/07/2025
Em Geral
0
Bolsonaro

(Reprodução/Lula Marques/Agência Brasil)

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) teve seu estado de saúde atualizado nesta quarta-feira (2), após ser submetido a uma endoscopia no Hospital DF Star, em Brasília. O exame revelou um quadro de esofagite intensa com erosões na mucosa do esôfago e gastrite moderada, segundo boletim assinado pelos médicos Claudio Birolini (cirurgião geral) e Leandro Echenique (cardiologista).

A equipe médica decidiu reforçar o tratamento medicamentoso, iniciado há alguns dias, e recomendou repouso absoluto, dieta controlada e restrição na fala.

“Será intensificado o tratamento medicamentoso. Seguem as orientações para moderação da fala, dieta regrada e repouso domiciliar”, diz trecho do comunicado.

Crise de saúde interrompe agenda política

Bolsonaro foi internado na terça-feira (1) após apresentar crise de soluços e vômitos. Desde então, ele cancelou toda a agenda de eventos políticos de julho, num momento em que retomava articulações com vistas às eleições municipais e à construção de sua possível candidatura para 2026.

A pausa acontece em meio a pressões internas no PL e a especulações sobre sua capacidade de liderar a base conservadora nas eleições do próximo ano. Parlamentares da própria sigla têm expressado reservas quanto à viabilidade de uma candidatura de Bolsonaro, citando tanto questões judiciais quanto de saúde.

Histórico de complicações

O estado clínico atual é mais um episódio da série de problemas enfrentados por Bolsonaro desde a facada sofrida em 2018, durante a campanha presidencial. O atentado deixou sequelas no sistema digestivo, o que o levou a mais de cinco cirurgias abdominais e episódios frequentes de soluços, refluxos, internações e infecções.

Médicos alertam que os problemas recorrentes no esôfago e no estômago — agravados por eventos recentes como pneumonia e crises gástricas — exigem acompanhamento constante e podem afetar sua resistência física e presença em futuras campanhas.

Se a recuperação exigir um afastamento prolongado, isso pode abrir espaço para outras lideranças da direita e gerar um reposicionamento nas estratégias eleitorais da legenda.

Ainda não há previsão de retorno aos compromissos públicos.

Pedro Silvini

Pedro Silvini

Jornalista em formação pela Universidade de Taubaté (UNITAU), colunista de conteúdo social e opinativo. Apaixonado por cinema, música, literatura e cultura regional.

Próximo post
Correios

Fim das entregas? Correios lançam megaloja com 500 mil produtos

Confira!

Margem Equatorial Estado

Estado esquecido vai ultrapassar São Paulo e se tornar o mais rico do Brasil

02/11/2025
fruta

Fruta brasileira poderosa pode substituir o Ozempic e custa menos de R$ 20

02/11/2025
Retired Senior Couple Sitting On Sofa At Home Drinking Coffee And Watching TV Together

Se você lembrar desses 10 momentos de décadas passadas, sua memória é melhor que a de muita gente aos 70

02/11/2025
  • Contato

Diário do Comércio | Mix

Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Contato

Diário do Comércio | Mix