Para muitos brasileiros, a única forma possível de conquistar a tão sonhada casa própria é através de financiamento imobiliário. Infelizmente, muitas pessoas também se enrolando na hora de pagar as parcelas e acabam em situação de inadimplência. Mas existe uma forma de facilitar sua vida na hora de pagar o financiamento.
De acordo com o Correio do Estado, cálculos do Banco Central indicam que antecipar parcelas em contratos de financiamento imobiliário podem reduzir significativamente o valor total do empréstimo, em até 35%. “Essa prática altera a dinâmica de amortização, priorizando a redução do principal sobre o pagamento de juros compostos”, explica o Correio.
No Brasil, temos basicamente dois modelos de amortização e planejamento:
- Tabela Price: parcelas fixas com composição variável;
- SAC: amortização constante com juros decrescentes.
No momento SAC, antecipar 12 parcelas finais em um financiamento de 30 anos reduz o prazo total em 4 anos e 7 meses. No momento Tabela Price, o mesmo pagamento extra diminui os juros totais em 22%.
Como funciona o financiamento de imóveis?
Apesar de ser uma forma muito conhecida de adquirir a tão sonhada casa própria, muitas pessoas ainda ficam confusas na hora de entender exatamente como esse processo funciona.
De maneira simplificada, o financiamento é basicamente um empréstimo. Você pega o dinheiro com o banco e vai devolver esse valor em parcelas ao longo de um prazo pré-definido. Geralmente, o comprador paga um valor de entrada e as parcelas serão corrigidas e, obviamente, contam com juros.
Enquanto o financiamento não termina de ser pago, o imóvel fica ligado ao comprador, mas você não pode vender esse imóvel enquanto não terminar de pagar as parcelas.