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Veja como reduzir em 80% o custo para tirar sua carteira de motorista

Por Pedro Silvini
17/10/2025
Em Geral
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carteira de motorista CNH

(Reprodução/Agência Brasil)

O processo para obter a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) no Brasil pode custar entre R$ 1.950 e R$ 4.900, dependendo do estado. A diferença de quase R$ 3 mil no valor entre as regiões é explicada por variações nas taxas dos Detrans, custos operacionais das autoescolas e carga horária obrigatória de aulas. Agora, o governo federal estuda mudanças profundas que podem baratear o processo em até 80%, com ensino teórico gratuito e flexibilização das exigências.

De acordo com levantamento do Ministério dos Transportes, o Rio Grande do Sul é o estado com a habilitação mais cara do país, com custo médio de R$ 4.951,35. Na outra ponta, a Paraíba tem o menor valor: R$ 1.950,40. São Paulo também apresenta um dos custos mais baixos, com R$ 1.983,90 para a categoria B.

A média nacional, porém, fica entre R$ 3.000 e R$ 5.000, considerando as categorias A e B combinadas. Esses valores incluem taxas públicas, exames médicos e psicológicos, aulas teóricas e práticas, além de custos administrativos das autoescolas.

Entre os itens mais caros estão as aulas práticas obrigatórias, responsáveis por cerca de 80% do custo total da habilitação.

Cada estado define suas próprias taxas e critérios por meio dos Detrans, o que resulta em disparidades regionais. Além disso, fatores como a oferta de autoescolas, custo de vida local e exigência de carga horária mínima contribuem para elevar ou reduzir o preço.

Em regiões mais remotas, a falta de concorrência também encarece o processo.

Governo quer baratear e simplificar o processo

O Ministério dos Transportes propõe um novo modelo que pretende reduzir em até 80% o custo da CNH para as categorias A (motocicletas) e B (carros de passeio). A principal mudança é tornar opcional a frequência em autoescolaspara o curso teórico, que será oferecido gratuitamente em formato digital, acessível pela Carteira Digital de Trânsito (CDT).

Além disso, a carga mínima de 20 horas de aulas práticas deixaria de ser obrigatória. O candidato poderá contratar um instrutor autônomo credenciado ou continuar optando por uma autoescola tradicional.

A expectativa do governo é ampliar o número de condutores habilitados, reduzir a informalidade e aumentar a segurança no trânsito.

Como ficará o novo modelo

  • Curso teórico gratuito e digital: disponível no site do Ministério dos Transportes e na CDT.
  • Aulas práticas sem carga mínima: o candidato escolhe quantas aulas fazer e com quem treinar.
  • Instrutores autônomos credenciados: possibilidade de contratação direta, com menor custo.
  • Autoescolas continuam autorizadas: o modelo amplia opções, mas não elimina o setor.
  • Exames teórico e prático permanecem obrigatórios.

Resistência das autoescolas

A proposta enfrenta resistência da Feneauto (Federação Nacional das Autoescolas), que alerta para o possível fechamento de 15 mil centros de formação de condutores e a perda de 300 mil empregos diretos. A entidade argumenta que o fim da obrigatoriedade pode comprometer a formação de novos motoristas e reduzir a qualidade do ensino no trânsito.

O projeto, já concluído pelo Ministério dos Transportes, está em análise pela Presidência da República. Caso seja aprovado, poderá entrar em vigor em 2026.

Pedro Silvini

Pedro Silvini

Jornalista em formação pela Universidade de Taubaté (UNITAU), colunista de conteúdo social e opinativo. Apaixonado por cinema, música, literatura e cultura regional.

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