Você é uma daquelas pessoas que já sonha com o momento em que vai poder se aposentar? Sabia que é possível conseguir sua aposentadoria pelo INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) aos 55 anos de idade?
Pessoas que trabalham em condições insalubres e prejudiciais à saúde podem conseguir o benefício da aposentadoria especial. Além da idade mínima de 55, 58 ou 60 anos, tanto para homens quanto mulheres, é necessário comprovar 15, 20 ou 25 anos (respectivamente) de trabalho nesse ambiente insalubre. Quando mais danoso o ambiente, menor o tempo de trabalho necessário. Alguns exemplos de profissões que têm direito à aposentadoria especial são enfermeiros, motoristas de ônibus, metalúrgicos, operadores de caldeira, operadores de Raio-X, entre outros.
“É essencial apresentar a documentação adequada para comprovar a exposição aos agentes nocivos, que deve ser feita por meio de documentos fornecidos pela empresa, como o Perfil Profissiográfico Previdenciário [PPP] e laudos técnicos emitidos por profissionais qualificados”, explicou o advogado especialista em direito previdenciário, Fernando Zaccaro, ao UOL. No CNIS (Cadastro Nacional de Informação Social), no aplicativo do Meu INSS, você pode verificar se a sua atividade de trabalho se encaixa nesses critérios e quanto tempo você precisa contribuir para conseguir se aposentar aos 55 anos.
PL propõe diminuir idade mínima para se aposentar
Do deputado Alberto Fraga (PL-DF), o projeto de lei 42 prevê a redução da idade mínima da aposentadoria especial para 40, 45 e 48 anos de idade. Mas a regra continua valendo apenas para trabalhadores em condições insalubres ou situações risco. O projeto continua tramitando na Câmara dos Deputados.