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Veja como solicitar reembolso do INSS presencialmente

Por Pedro Silvini
23/05/2025
Em Geral
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(Reprodução/Waldemir Barreto/Agência Senado)

A partir da próxima sexta-feira (30), aposentados, pensionistas e segurados do INSS poderão se dirigir a uma das 4.730 agências dos Correios habilitadas para solicitar reembolso de descontos indevidos, como parte da ampliação da parceria entre a estatal, o INSS e o Ministério da Previdência Social.

A medida surge após a revelação de uma fraude bilionária contra beneficiários, descoberta pela operação “Sem Desconto” da Polícia Federal. Mais de R$ 6 bilhões teriam sido desviados entre 2019 e 2024 por meio de descontos não autorizados na folha de pagamento de aposentados, como cobranças indevidas de sindicatos ou empréstimos consignados nunca contratados.

Fraude motivou a ampliação do atendimento presencial veio à tona em abril de 2025, quando a Polícia Federal revelou que servidores do INSS e entidades de fachada realizaram descontos sistemáticos nas aposentadorias de milhões de brasileiros.

Segundo levantamento da Controladoria-Geral da União (CGU), 90% dos beneficiários investigados não reconheceram ter autorizado os débitos. Até o momento, 1,9 milhão de pessoas identificaram descontos indevidos, e R$ 1 bilhão já estão em processo de devolução.

Quem pode ser atendido nos Correios

Os atendimentos presenciais são voltados principalmente a quem não tem acesso à internet ou telefone para utilizar o aplicativo Meu INSS ou a Central 135. Segundo o governo, cerca de 2 milhões de pessoas ainda dependem exclusivamente do atendimento presencial.

Entre os serviços disponíveis nas agências estão:

  • Consulta para verificar se houve desconto indevido;
  • Solicitação de reembolso em caso de não reconhecimento do desconto;
  • Cadastro de benefício por incapacidade temporária (Atestmed);
  • Entrega de documentos complementares em casos com pendência no INSS (cumprimento de exigência).

Outros serviços disponíveis nas agências dos Correios

A parceria também permite a solicitação do Benefício por Incapacidade Temporária – Atestmed. Nessa modalidade, o cidadão leva os documentos médicos ou odontológicos exigidos, que são digitalizados e enviados diretamente ao sistema do INSS. O serviço pode ser iniciado pela Central 135 e finalizado nos Correios, dentro de um prazo de cinco dias úteis.

Outro serviço disponível é o cumprimento de exigência documental para qualquer tipo de benefício. Quando há pendências na análise do INSS, o beneficiário pode apresentar os documentos faltantes nas agências dos Correios, sem necessidade de deslocamento até uma agência do Instituto.

Pedro Silvini

Pedro Silvini

Jornalista em formação pela Universidade de Taubaté (UNITAU), colunista de conteúdo social e opinativo. Apaixonado por cinema, música, literatura e cultura regional.

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