A partir da próxima sexta-feira (30), aposentados, pensionistas e segurados do INSS poderão se dirigir a uma das 4.730 agências dos Correios habilitadas para solicitar reembolso de descontos indevidos, como parte da ampliação da parceria entre a estatal, o INSS e o Ministério da Previdência Social.
A medida surge após a revelação de uma fraude bilionária contra beneficiários, descoberta pela operação “Sem Desconto” da Polícia Federal. Mais de R$ 6 bilhões teriam sido desviados entre 2019 e 2024 por meio de descontos não autorizados na folha de pagamento de aposentados, como cobranças indevidas de sindicatos ou empréstimos consignados nunca contratados.
Fraude motivou a ampliação do atendimento presencial veio à tona em abril de 2025, quando a Polícia Federal revelou que servidores do INSS e entidades de fachada realizaram descontos sistemáticos nas aposentadorias de milhões de brasileiros.
Segundo levantamento da Controladoria-Geral da União (CGU), 90% dos beneficiários investigados não reconheceram ter autorizado os débitos. Até o momento, 1,9 milhão de pessoas identificaram descontos indevidos, e R$ 1 bilhão já estão em processo de devolução.
Quem pode ser atendido nos Correios
Os atendimentos presenciais são voltados principalmente a quem não tem acesso à internet ou telefone para utilizar o aplicativo Meu INSS ou a Central 135. Segundo o governo, cerca de 2 milhões de pessoas ainda dependem exclusivamente do atendimento presencial.
Entre os serviços disponíveis nas agências estão:
- Consulta para verificar se houve desconto indevido;
- Solicitação de reembolso em caso de não reconhecimento do desconto;
- Cadastro de benefício por incapacidade temporária (Atestmed);
- Entrega de documentos complementares em casos com pendência no INSS (cumprimento de exigência).
Outros serviços disponíveis nas agências dos Correios
A parceria também permite a solicitação do Benefício por Incapacidade Temporária – Atestmed. Nessa modalidade, o cidadão leva os documentos médicos ou odontológicos exigidos, que são digitalizados e enviados diretamente ao sistema do INSS. O serviço pode ser iniciado pela Central 135 e finalizado nos Correios, dentro de um prazo de cinco dias úteis.
Outro serviço disponível é o cumprimento de exigência documental para qualquer tipo de benefício. Quando há pendências na análise do INSS, o beneficiário pode apresentar os documentos faltantes nas agências dos Correios, sem necessidade de deslocamento até uma agência do Instituto.