Diante de um semáforo, seja esperando a luz ficar verde ou tentando acelerar para conseguir passar antes que ele fique vermelho, você já parou para pensar quem decide o tempo dele? Quanto tempo exatamente um semáforo fica aberto ou fechado? E quem decide isso? E como? Continue lendo que nós vamos tentar te explicar.
Quanto tempo um semáforo fica aberto ou fechado?
Como você provavelmente já percebeu, não existe uma regra para isso. O tempo do semáforo depende muito de fatores específicos dos locais onde eles estão, variáveis como número e fluxo de veículos, congestionamento, extensão das vias, entre outros. O processo de descobrir qual o tempo adequado envolve fórmulas matemáticas e varia bastante de cidade para cidade, ficando sob responsabilidade dos órgãos de trânsito municipais – pelo menos é assim que funciona aqui no Brasil. Inclusive, existem tecnologias diferentes para tentar tornar esse tempo mais adequado, tanto para pedestres quanto motoristas.
De acordo com o Summit Mobilidade, em São Paulo, muitos cruzamentos contam com sensores embaixo do asfalto, que medem a velocidade do ciclo dos semáforos de acordo com o número de carros parados na via. Os semáforos da capital paulista também consideram a velocidade média dos pedestres, o que prejudica grupos como os idosos, que caminham mais devagar.
No geral, essa questão dos idosos é um problema em vários locais, já que semáforos normalmente consideram que os pedestres vão atravessar a vida a 1,2 metro por segundo, mas idosos e pessoas com dificuldade de locomoção costumam chegar a “apenas” 0,75 metros por segundo. As críticas já fizeram muitas cidades aumentarem o tempo dado aos pedestres nos seus semáforos.




