Obviamente, a forma como você cria o seu pet e os estímulos aos quais eles são expostos vai fazer muita diferença no nível de “esperteza” do seu bichinho. Mas a raça do animal também faz diferença. Algumas raças de cães já têm uma capacidade de aprendizado maior, sendo considerados mais espertos. Mas isso também pode trazer desafios. Ao Metrópoles, o veterinário Francis Flosi explicou que esses animais com alta capacidade de aprendizado precisam de estímulos constantes, ou podem acabar desenvolvendo problemas como estresse e ansiedade.
As cinco raças de cães mais inteligentes
1. Border collie
Criados por anos para cuidarem de outras espécies, sendo uma espécies mais conhecidas de cães “pastores”, os border collies conseguem interpretar comandos e antecipar movimentos, desde que recebam o treinamento adequado. Segundo o Metrópoles, o sistema neurológico desses cães conta com uma maior densidade de conexões sinápticas voltadas para tarefas repetitivas e com foco visual.
2. Poodle
É isso mesmo: eles não são só cachorrinhos de madame. Criados originalmente para a prática de caça à água, os poodles têm uma alta capacidade cognitiva, memória de longo prazo e conseguem entender comandos humanos bem complexos graças a uma estrutura cerebral que favorece o aprendizado.
3. Pastor alemão
Esses cães foram desenvolvidos para atuar em várias funções, como pastoreio e guarda. A genética deles já é voltada para a obediência e o controle emocional e conseguem distinguir bem entre diferentes comandos.
4. Golden retriever
Criados para recuperar aves aquáticas, os golden retrievers são animais cooperativos e inteligentes. Um diferencial deles é que eles têm uma ótima leitura de linguagem corporal e emocional humana, sendo ótimas opções para animais de cuidado.
5. Doberman pinscher
Selecionados como cães de guarda pessoal e militar, esses cães têm capacidades cognitivas associadas à tomada rápida de decisões e tendem a formar um forte vínculo com seus tutores.