Mais de 50 anos desde a missão Apollo 17, a NASA, a agência espacial dos Estados Unidos, está preparando uma nova missão tripulada para a Lua. A missão Ártemis II deve levar quatro astronautas para um voo de dez dias ao redor do satélite natural do planeta Terra. Será o primeiro teste tripulado do foguete SLS e da cápsula Orion, que prometem ser fundamentais para a exploração de Marte e de outros pontos do chamado espaço profundo.
Saiba mais sobre os tripulantes de missão da NASA para a Lua
A missão vai contar com quatro tripulantes, incluindo uma mulher e um homem negro, que participam de uma missão para a Lua pela primeira vez na história da agência. Os astronautas em questão são: Reid Wiseman, Victor Glover, Christina Koch e Jeremy Hansen, da Agência Espacial Canadense.
Reid Wiseman
Comandante da missão, Wiseman estava na Estação Espacial Internacional entre maio e novembro de 2014 para a Expedição 41, uma missão de 165 dias em que ele e seus companheiros de tripulação realizaram mais de 300 experimentos científicos. Ele também foi chefe do Astronaut Office por quase dois anos, entre 2020 e 2022.
Victor Glover
O piloto da equipe, Glover também foi o piloto da nave Crew-1 Dragon, em direção à Estação Espacial Internacional, e foi o engenheiro de voo da Expedição 64/65.
Christina Koch
A astronauta passou praticamente todo o ano de 2019 a bordo da Estação Espacial Internacional durante as Expedições 59, 60 e 61. Passou 328 dias consecutivos no espaço, além de ter participado da primeira “spacewalk” totalmente feminina.
Jeremy Hansen
Hansen será o primeiro astronauta canadense a voar ao redor da Lua. Ele participou de missões internacionais de treino, como o programa CAVES, da ESA, em 2013, e a missão submarina NEEMO 19, da própria NASA.





