Em 2022, foi lançada a nova Carteira de Identidade (CIN), trazendo a proposta de unificar os modelos do documento em todo o território nacional. Mas quais são as mudanças que esse documento traz em relação aos outros modelos de identidade dos estados brasileiros? Como você pode emitir a nova CIN e até quando a sua identidade antiga continua valendo?
Quais são as novidades da Carteira de Identidade?
Uma das novidades é em relação aos números presentes no doc: chega de ter que gravar o CPF (Cadastro de Pessoa Física) e o RG (Registro Geral). A CIN utiliza o CPF como seu único número de identificação. O documento também vai contar com uma versão física e uma digital. Essa segunda vai poder ser acessada através de um código QR no documento de papel.
De acordo com o gov.br, a CIN também é mais segura, já que contém novos elementos que acabam com a possibilidade da mesma pessoa emitir várias identidades. “A CIN acaba com essa possibilidade, pois o número do CPF passa a ser o número do registro nacional do brasileiro, isso significa que o cidadão continuará com o mesmo número de identificação em qualquer estado da Federação”, explica o site.
Por fim, outra vantagem é que você vai poder inserir números de outros documentos na CIN, como Carteira de Motorista, Carteira de Trabalho e outros.
Até quando a minha identidade “antiga” está valendo?
O antigo documento vai continuar válido por dez anos, até 2032.
Como emitir a CIN?
A primeira via é totalmente gratuita. Para marcar a emissão, é marcar o agendamento no Instituto de Identificação do seu estado ou Distrito Federal. No dia, é preciso levar a sua certidão de nascimento ou de casamento.




