O renomado ator Michael Douglas, vencedor de dois prêmios Oscar e com uma carreira que atravessa quase seis décadas, anunciou oficialmente seu afastamento de Hollywood. Durante participação no Festival Internacional de Cinema de Karlovy Vary, na República Tcheca, o astro de “Wall Street” e “Atração Fatal” declarou que está “muito feliz em tirar um tempo” e que não pretende mais voltar à atuação, a menos que apareça algo extraordinário.
“Não trabalho desde 2022 por escolha. Percebi que precisava parar”, afirmou Douglas, de 80 anos. “Tenho trabalhado intensamente por quase 60 anos e não queria ser uma daquelas pessoas que morre no set de filmagem.”

Filho do lendário Kirk Douglas, Michael iniciou sua trajetória artística em 1966 com uma pequena participação não creditada em Cast a Giant Shadow, mas só ganhou destaque em 1972 com a série The Streets of San Francisco. Em 1976, conquistou seu primeiro Oscar como produtor de Um Estranho no Ninho, e posteriormente levou a estatueta de melhor ator por seu papel icônico em Wall Street, de 1987.
Ao longo da carreira, Douglas também produziu títulos de sucesso como Starman, Flatliners e A Outra Face. Mais recentemente, atuou no universo da Marvel, interpretando o cientista Hank Pym nos filmes Homem-Formiga e Vingadores: Ultimato.
Saúde e mudança de ritmo
Um dos momentos mais delicados da vida do ator foi o diagnóstico de câncer em estágio 4 na garganta, em 2010. Ele passou por intensos tratamentos com quimioterapia e radioterapia, conseguindo evitar uma cirurgia radical que poderia comprometer sua fala e aparência — aspectos essenciais para um ator.
“Não é um feriado passar por isso. Mas dei sorte. Tive amigos que não sobreviveram à mesma situação”, relembrou Douglas durante o evento.
Apesar do anúncio de afastamento, Douglas ainda tem dois projetos inéditos prestes a serem lançados: o longa “Looking Through Water” e a minissérie “Reagan & Gorbachev”, segundo informações do IMDb.
Hoje, o ator se dedica à família e à produção de filmes independentes por meio de sua empresa Further Films, fundada em 1997. “Estou feliz apenas assistindo minha esposa (a atriz Catherine Zeta-Jones) trabalhar”, disse.