Através das suas redes sociais, a ex-participante de A Fazenda, Jojo Todynho, gerou polêmica nos últimos dias ao criticar o Sistema Único de Saúde (SUS), aproveitando também para estender as suas críticas à Educação e à Segurança Pública. No vídeo, a funkeira também chamou os defensores do sistema de “hipócritas” por terem planos de saúde e terem condições de pagar escola particular aos filhos.
“A verdade dói e desperta os hipócritas. Vamos falar do SUS? O SUS é o maior sistema integrado de saúde, gratuito, que ele é lindo no papel, perfeito, projeto magnífico, mas diga para mim: ele funciona? Não! Diga para mim, a quanto tempo você está na fila do SISREG aguardando por uma cirurgia? Diga para mim, a quanto tempo você está aguardando um atendimento ou marcarem seu exame? Diga para mim, a quanto tempo você está esperando por um laudo? Diga para mim, será que você conseguiu aquele remédio que você muito precisa e que não pode viver sem ele? Diga para mim…”, disse.
Ministério da Saúde rebate as críticas de Jojo Todynho
Para responder a funkeira, o ministério optou por fazer um trocadilho com o hit de Jojo, Que Tiro foi Esse? com: “Que mico foi esse? Surgiu na internet uma crítica todinha errada ao SUS, mas logo veio a resposta, toda natural, bonita pra caramba e corretíssima”, diz a imagem. “‘Só fala bem do SUS quem não usa’. Essa afirmação é mentirosa. Segundo pesquisas, o SUS é melhor avaliado por quem mais o utiliza. Além disso, na prática, mesmo quem tem plano de saúde usa o SUS.”
Na publicação, a pasta também enumerou exemplos em que a população pode usufruir os serviços do SUS, como: chamar o SAMU, receber ou doar sangue ou órgãos, tomar vacina, ir à farmácia, entre outros. Vale ressaltar que as falas da vencedora do reality show da Record também não foram bem vistas pelo público, que criticou a funkeira em suas redes sociais.
Inclusive, o Ministro da Saúde, Alexandre Padilha, aproveitou para agradecer os brasileiros que ‘se uniram para defender o SUS’, destacando que, embora existam desafios, os comentários mostram que a Pasta ‘está no caminho certo’.