A Receita Federal disponibilizou na última sexta-feira (22) a consulta ao quarto lote de restituição do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) 2025. Ao todo, 1.884.035 contribuintes receberão R$ 2,92 bilhões, incluindo valores residuais de anos anteriores. O crédito será realizado até o próximo dia 29 de agosto, diretamente na conta bancária ou na chave Pix informada na declaração.
Segundo o Fisco, a maior parte do montante — 1,45 milhão de pessoas — será destinada a contribuintes sem prioridade legal, que enviaram a declaração mais perto do prazo final. Também estão contemplados:
- 312,9 mil contribuintes que usaram a declaração pré-preenchida e/ou optaram pelo recebimento via Pix;
- 72,4 mil com idade entre 60 e 79 anos;
- 22,8 mil professores, cuja principal fonte de renda é o magistério;
- 13,5 mil idosos acima de 80 anos;
- 7,8 mil pessoas com deficiência física, mental ou doença grave.
A ordem dos pagamentos respeita critérios previstos em lei, que priorizam idosos, pessoas com deficiência ou doença grave e professores, além de critérios técnicos para quem utilizou ferramentas digitais.
Como consultar
A verificação pode ser feita no site da Receita Federal (www.gov.br/receitafederal) ou pelo aplicativo “Meu Imposto de Renda”. Basta informar CPF, data de nascimento e ano de exercício (2025).
Quem não aparecer na lista deve acessar o e-CAC para verificar eventuais pendências e, se necessário, enviar uma declaração retificadora.
E se o depósito falhar?
Caso o crédito não seja efetivado, por exemplo, devido a conta bancária desativada, o valor ficará disponível para saque por até um ano no Banco do Brasil, com possibilidade de transferência para qualquer conta em nome do contribuinte. Após esse prazo, a solicitação deverá ser feita pelo Portal e-CAC, na aba “Solicitar restituição não resgatada na rede bancária”.