Viena, a capital da Áustria, foi eleita a melhor cidade do mundo para se viver por três anos consecutivos no ranking anual do The Economist Intelligence Unit (EIU), braço de pesquisas da revista britânica The Economist. Porém, este ano, ela perdeu o posto, sendo desbancada pela capital dinamarquesa, Copenhague.
Segundo a matéria do O Globo, Viena acabou perdendo pontos por causa de recentes ameaças terroristas sob o país. No ano passado, um show da cantora Taylor Swift no país foi cancelado após a descoberta de uma ameaça de bomba e, no início desse ano, foi descoberto um plano de ataque a uma estação de trem da cidade. Apesar dos ataques terem sido descobertos e impedidos, ainda assim a cidade acabou caindo no critério de segurança.
O ranking analisa 173 cidades e considera quesitos de segurança, saúde, educação, preservação do meio ambiente e infraestrutura para definir os melhores lugares para se viver. Nos outros critérios, Viena conseguiu manter uma pontuação bastante estável, mas Copenhague obteve notas perfeitas em estabilidade, educação e infraestrutura.
Outro ponto interessante do ranking é a queda das cidades canadenses Calgary e Toronto. Segundo O Globo, o motivo é a pressão sobre o sistema nacional de saúde do Canadá. Com essas cidades caindo, a única canadense que segue no top 10 é Vancouver. O país com mais cidades no ranking é a Austrália, com três cidades no top.
Confira as dez melhores cidades do mundo para se viver, segundo o EIU:
- Copenhague, Dinamarca;
- Viena, Áustria;
- Zurique, Suíça;
- Melbourne, Austrália;
- Genebra, Suíça;
- Sydney, Austrália;
- Osaka, Japão;
- Auckland, Nova Zelândia;
- Adelaide, Austrália;
- Vancouver, Canadá.