Na última segunda-feira (21), a Vigilância Sanitária – ou Diretoria de Vigilância em Saúde (DVS) – apreendeu medicamentos e produtos irregulares em um estabelecimento em Londrina, Paraná. Os produtos apreendidos somam aproximadamente R$ 100 mil.
Apesar de estar vendendo medicamentos, o estabelecimento alvo da operação atua no ramo de manutenção e suprimentos de informática. A inspeção foi motivada por uma denúncia anônima feita à Vigilância, que apontava a comercialização ou fabricação irregular de medicamentos.
Um dos produtos apreendidos está proibido pela Anvisa
Entre os produtos apreendidos, vários deles eram voltados para a perda de peso. De acordo com a Folha de Londrina, um desses produtos, o Natu Diet, inclusive, teve sua comercialização proibida pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) por causa dos riscos que oferece à saúde.
Vários dos produtos levados pela Vigilância não tinham registro pela Anvisa e estavam com rotulagem irregular, incluindo informações falsas e falta de dados sobre o fabricante. Para completar, esses itens foram encontrados em condições inadequadas e expostos à venda de forma clandestina.
De acordo com o farmacêutico e coordenador de Produtos da Diretoria de Vigilância em Saúde, Tiago Aires Ferreira, além da apreensão dos produtos, foi lavrado um auto de infração sanitária contra o estabelecimento em Londrina. Segundo o blog da prefeitura do município, o caso será encaminhado para autoridades competentes e podem resultar em sanções como multa e interdição do local.
“A Secretaria Municipal de Saúde reforça seu compromisso com a proteção da saúde pública e alerta a população sobre os perigos do consumo de produtos de origem desconhecida ou que prometem efeitos terapêuticos sem respaldo científico”, alertou Ferreira.