Na última terça-feira (22/04), houve a final do Big Brother Brasil 25 e a vitória de Renata deixou muitos telespectadores surpresos, pois a sister superou Guilherme e João Pedro, que alcançaram o segundo e terceiro lugares, respectivamente. Mas, o que realmente chamou a atenção do público e gerou debates nas redes sociais, foi a metodologia de votação utilizada pelo programa, que contabiliza uma média dos votos da torcida e dos votos únicos.
Isso porque, teoricamente Guilherme recebeu mais votos únicos que Renata, mas a participante ficou na frente no voto da torcida e, consequentemente, teve mais votos na média total. Dessa forma, foi revelado que Guilherme venceu pela votação pelo CPF, deixando uma margem se realmente a vitória da sister era legítima.
Renata do BBB 25 pode perder o prêmio?
Diante das repercussões e questionamentos do público, a TV Globo precisou se manifestar e reforçar que o resultado está definido através do cálculo que foi feito com as diretrizes do programa. No entanto, isso não foi o suficiente para acalmar o público que continuou reclamando nas redes sociais sobre os votos terem sido maiores para Guilherme, que era um dos favoritos desde o início do programa por internautas.
Na apuração final, Renata conquistou 61,41% dos votos da torcida e 42,38% do voto único, permitindo que tivesse uma média de 51,90%. Já Guilherme, obteve 35,37% dos votos da torcida e 51,40% dos votos únicos, com média de 43,38%.