Queridinho da galera fitness como um aliado na hora de ganhar massa muscular, o Whey Protein tem sido cada vez mais consumido nos últimos anos. Em 2022, segundo Associação Brasileira da Indústria de Alimentos para Fins Especiais e Congêneres (Abiad), o uso do suplemento teve um aumento de 25% entre os brasileiros. Apesar de muita gente achar que o Whey é inofensivo para a saúde, ele pode trazer prejuízos se for utilizado de forma inadequada.
O Whey Protein, como o próprio nome entrega, é uma forma de suplementar a proteína no seu organismo. Porém, se ele for usado em excesso, pode acabar sobrecarregando os seus rins, que são os responsáveis por filtrar as proteínas – entre outros nutrientes – no seu organismo. “E se o indivíduo tiver uma lesão pré-existente, uma hipertensão ou mesmo uma tendência à nefropatia, ele tem mais riscos de desenvolver uma doença renal a longo prazo”, explicou Josemar de Almeida Moura, professor do Departamento de Clínica Médica da Faculdade de Medicina da UFMG, no podcast Saúde com Ciência.
“Ok, então qual a quantidade adequada de Whey Protein?”
No podcast Saúde com Ciência, o professor Josemar explicou que o consumo de Whey não pode passar de 30% das calorias que você consome durante o dia. Além disso, é preciso equilibrar o uso do suplemento com as proteínas, carboidratos e outros nutrientes que você consome durante o dia. Ou seja: se você começar a tomar o Whey, a recomendação é sempre procurar um acompanhamento médico e nutricional.
O professor ainda destaca que, com uma alimentação equilibrada, você consegue a quantidade adequada de proteínas sem nem precisar do suplemento – apesar do Whey ser um ótimo aliado durante uma rotina corrida.